Público-alvo
O Público-alvo é o segmento do mercado focado especificamente num grupo de consumidores com perfil demográfico, comportamental e psicográfico semelhante. Consiste num grupo de consumidores com características em comum que uma empresa identifica no mercado e para quem direciona as suas estratégias e campanhas.
Porque se começou a ver mais a utilização deste meio?
Antes não se pensava que os consumidores tinham perfis, interesses e comportamentos diferentes. O marketing de massa era pensado para todos de forma homogénea. As marcas só queriam que a divulgação do produto chegasse até a sociedade e pensavam que isso bastaria para despertar o seu interesse. Porém, ao longo do tempo, ficou claro que grande parte dos esforços acabavam desperdiçados. O investimento na exposição era muito grande para atrair os poucos interessados, e a comunicação com o público ainda falhava. Logo, parecia que ao quererem falar com todo mundo, não falavam com ninguém.
Portanto, a segmentação de mercado e o público-alvo transformaram o marketing, que agora se foca na compreensão do comportamento dos consumidores e na criação de estratégias e soluções específicas para eles.
O maior foco no indivíduo por parte das marcas só trouxe benefícios. Entre eles estão:
Criar campanhas mais eficientes
As empresas conseguem otimizar os investimentos e criar campanhas mais eficientes, que não desperdiçam esforços com quem não tem chances de comprar. Logo, em vez de matar uma mosca com um tiro de canhão, as marcas conseguem escolher as armas mais eficientes para alcançar os resultados.
Comunicar-se melhor com o público
Ao ajustar a mira num grupo de consumidores, consegue-se:
- Conhecer melhor as características do público-alvo;
- Aproximar a marca do segmento;
- Usar uma linguagem que converse com todos os integrantes;
- Adotar uma abordagem que atenda as necessidades e desejos do público-alvo.
Definir um posicionamento único e relevante
"A definição de um posicionamento de mercado só é possível depois da escolha do público-alvo. Esse processo consiste em conquistar um espaço único e valorizado na mente dos consumidores, o que só acontece quando se conhece bem o público e aproxima-se dele."-Rock Content
As características do público baseiam a construção da marca, com os valores alinhados aos consumidores e os diferenciais que eles valorizam
Diferenciação dos concorrentes
No mercado atual, o objetivo é não ser apenas mais uma marca, mas a marca que é lembrada quando o consumidor pensa na sua categoria de produto. Mas é difícil fazer isso de forma massificada. Os consumidores são diferentes, e só se consegue conquistar o público que se alinha aos valores da sua marca e entende a sua proposta de valor. Quando se conquista essas pessoas, a concorrência não tem chances.
Por isso, a definição do público-alvo e do posicionamento de marca também são armas para se diferenciar dos concorrentes.

Segmentação do mercado
O mercado é fatiado em segmentos com perfil semelhante, de acordo com características demográficas e comportamentais (idade, gênero, escolaridade, estilo de vida, personalidade etc.) que importam para a empresa e influenciam decisões de consumo.
Depois de identificar os segmentos, a empresa seleciona aquele(s) em que deve mirar, a fim de alcançar pessoas que tenham mais afinidade com a marca e mais chances de tornarem-se clientes.
Na altura de definir o público de um anúncio no Google Ads e no Facebook Ads, por exemplo, as características do público-alvo são selecionadas na segmentação da mídia para que a campanha alcance exatamente quem a empresa deseja, ou seja, quem tem mais chances de se interessar pelo anúncio e converter.
A segmentação do mercado é baseada em uma série de variáveis. Se disser que quer vender para mulheres acima de 60 anos, por exemplo, essa definição é muito ampla e está mais próxima da comunicação de massa do que da comunicação segmentada.
Por isso, é importante fazer vários recortes no mercado e identificar quais segmentos têm mais afinidade com a sua marca. Agora, vamos ver quais são as principais variáveis de segmentação que você pode usar na definição do público-alvo:
- Geográfica: país, região, estado, cidade, tamanho da cidade, rural/urbana, residencial/comercial, densidade, clima;
- Demográfica: idade, gênero, tamanho da família, ciclo de vida familiar (solteiro, casado com/sem filhos etc.), renda, condição socioeconômica, ocupação, escolaridade, geração, religião, raça, nacionalidade;
- Psicográfica: estilo de vida (saudável, minimalista, romântico, criativo, militante etc.), personalidade (sociável, autoritário, conservador etc.), valores, interesses, preocupações;
- Comportamental: status de usuário (regular, em potencial, ex-usuário etc.), intensidade do uso, status de lealdade, estágio de propensão (alheio, informado, interessado, intencionado etc.), sensibilidade ao marketing (qualidade, preço, promoção etc.), motivação (economia, conveniência, prestígio etc.).
Digamos que uma marca de bicicletas está lançando uma nova linha focada para trilhas. Ela poderia dizer que o público-alvo são pessoas de 20 a 40 anos que gostam de trilhas.
Porém, essa simplificação pode atrapalhar a marca: o alvo está muito amplo, e a marca vai atingir muitas pessoas que não vão se interessar pelo produto.
Então, vale a pena especificar:
- Homens e mulheres, de 20 a 40 anos, casados ou solteiros, sem filhos, brasileiros, moradores de capitais da Região Sul do Brasil, com renda familiar de R$ 5 a R$ 15 mil, ensino superior completo, independentes e autoconfiantes, estilo aventureiro e esportista, usuários de fim de semana, focados na qualidade do produto.
Aqui está um exemplo de uma segmentação estudada de mercado. As características vão desde o perfil geográfico até os gostos e comportamentos. Assim, as campanhas tendem a ser mais certeiras.

Entretenimento
O entretenimento é uma atividade muito diferente das outras como a educação ou o marketing. Embora estas atividades tenham a recorrer ao pedido do entretenimento como as ferramentas auxiliares, a sua importância e o impacto do entretenimento é bastante reconhecida na sua audiência e a sua influencia.
Tipos de Entretenimento
O entretinimento é qualquer ação, evento ou uma atividade com o propósito a entreter e aumentar o interesse da audiência. As principais atividades com o alvo de captar audiências são: como o blog, cinema, jogos, leitura, rádio, teatro, televisão, música, desportos e humor.
- Blogs: Os Blogs são sites informativos, como este, que consistem em entradas de texto no estilo de um diário;
- Cinema: O cinema é uma técnica de arte que reproduz fotografias de forma rápida ou sequencial.
- Jogos: Os jogos são qualquer atividade em que exista a figura do jogador (como indivíduo praticante) e regras que podem ser para ambiente restrito ou livre.
- Leitura ou Livros: A leitura é um dos tipos de entretenimento e consiste no ato de ler livros e a sua apreciação.
- Rádio: A rádio é o meio ou recurso utilizado para apreciar d
- Teatro: É uma forma de arte em que um conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar.
- Televisão: A televisão é um sistema eletrônico de reprodução audiovisual de forma instantânea.
- Música: A música é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, ao longo do tempo.
- Desportos: O desporto é manter ou melhorar as habilidades físicas, proporcionando diversão aos participantes.
- Humor: O humor é um determinado estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e de bem-estar psicológico e emocional de um indivíduo.